sábado, 1 de agosto de 2009

Novos tempos, novos espaços a emoção aliada à qualidade de vida. Abitare il tempo 2008



A atmosfera envolvente dos objetos que nos rodeiam e que tornam nosso dia-a-dia mais prazeroso faz do design de ambientes uma disciplina que pensa o futuro das relações humanas em ambientes construídos. Pensar espaços habitados é, indiscutivelmente, pensar em ambientes de emoções.
Nesse sentido mais amplo e reflexivo, da importância de pensar o papel desses espaços mobiliados e decorados para o ser humano, nascem inúmeros eventos e congressos pelo mundo. Quando desenvolvemos ações desse tipo, que promovem jovens profissionais, ajudamos a promover o futuro.
Uma coisa é comprar móveis: um sofá ou uma mesa. Outra coisa é pensar como será o comportamento da família nos próximos cinco ou dez anos. Em que ambientes irão conviver? Que novos espaços serão habitados no mundo?
Muitos lugares considerados inóspitos poucos anos atrás são hoje atrações turísticas, com hotéis de alta qualidade e espaços singulares.
Não se trata, portanto, de estimular o consumo de objetos, mas de qualificar a relação com esses objetos, de explorar aquilo que torna realmente diferentes a nossa inteligência e os nossos sentimentos como seres humanos.
Para quem quer conhecer mais sobre esses conceitos, vale a pena uma viagem a Verona: Abitare il tempo.
É uma feira com tais características, que apresenta o mobiliário e a decoração, o design e a arquitetura na atmosfera de uma cidade belíssima, que preserva uma história viva e a céu aberto. Ali, emoção e reflexão andam juntas.
Este ano promete o mesmo sucesso das edições anteriores, que agregam valores humanos a essa visita técnica, científica e cultural. Será um turbilhão de idéias que espetam direto o nosso coração como diz o slogan: “Puntiamo al cuore”.
Um dos espaços se chamará Linking people: um novo espaço para a hospitalidade. No Linking people, pretende-se promover originalidade, inovação e criatividade com sugestões em que ambientes cenográficos permitam a imersão nessa história de hospitalidade.
Duas dicas são o Sumhuram 16, que é uma embarcação projetada por Francesco Pazkowski, e Under the sea, de Maurizio Favetta o espaço de um hotel próximo ao mar, com atmosfera submarina. Under the sea antecipa o espaço de um hotel que será realizado no litoral do Adriático.
Mais informações para quem quiser visitar a feira: alvaromais@hotmail.com

Artigo originalmente publicado em Jovens Profissionais: Design de Interiores, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário