Quando tratamos de tendências
é importante associar várias destas para se ter um panorama melhor de que
estamos tratando. Principalmente porque são assuntos novos com os quais não
estamos acostumados.
Esta tendência está no meu DNA
trata exatamente de um público que está cada vez mais consciente da importância
da sua identidade. Até pouco tempo atrás entendíamos mais as identidades por
grupos, e as relações sociais dos indivíduos. Agora em consequência da ciência
e da tecnologia podemos perceber o valor do indivíduo isoladamente, e este
também já percebeu isto.
Vamos a alguns exemplos: O que
nos torna este ser único (Persona) é um pequeno percentual, que está
cientificamente comprovado, do nosso DNA. Somos todos diferentes, singulares,
mas ao mesmo tempo temos muito em comum com os outros. (nossos ascendentes, os
humanos, seres vivos etc.)
Por isso o crescente interesse
de saber quem de fato somos realizando testes de DNA em casa. E é muito
interessante pois muitos também estão descobrindo que têm origens raciais que
não imaginavam pelos relatos familiares.
Se sou tão singular quero saber quem de fato eu sou.
Por isso também os livros Sapiens
- Uma Breve História da Humanidade e Homo Deus de Yuval Noah Harari estão entre
os mais vendidos do Brasil e do mundo, é um fenômeno.
Saber quem somos, qual é minha
identidade e personalidade também gera outros impactos no mundo como por
exemplo a necessidade de personalização
de produtos (customizar) que já faz tempo que vem ocorrendo, e outra mais
recente que é a necessidade de uma grande variedade de produtos e serviços para
que atenda a esta quantidade de Diversidade,
descrito por Chris Anderson como A Cauda Longa, e marcas como Itunes, Amazon
etc sabem trabalhar.
Que também está ligado com
esta outra tendência que é a Diversidade, se somos diferentes e únicos nosso
vizinho é diferente, portanto terei que conviver com as diferenças, daí o
interesse em Coexistir e Coabitar.
Por último é bom ressaltar que
estas investigações são muito simples de realizar graças à internet e smart
mobiles (celulares, relógios, tablets..) essa curiosidade pode ser desenvolvida
rapidamente na internet o que gera um novo público consumidor que é o detetive, aquele que vai atrás da
informação, mesmo que não seja científica.
Num mundo que fico pensando
muito em mim, quem eu sou, qual minha identidade, com quem me identifico, é o
mundo do Self, pessoas que pensam
muito em si e se mostram muito (selfies) as câmeras de celulares tiveram que
inserir uma interface que permitisse “virar a tela” para fazer o autorretrato.
Marcas, lojas, empresas devem
entender que as tendências demonstram o que já sabemos, o mundo é Hiper-complexo, o que serve para um não
serve para todos. Assim devemos entender que o que serve para pessoas serve
para empresas: a busca pela identidade saber de seu DNA. Por isso devem ter seus valores muito claros, expor e
comunicar de forma clara, mostrar uma visão de futuro coerente com os valores,
e que é diferente para que o consumidor perceba que se identifica com a marca,
produto, serviço ou ambiente. Só assim ele iniciará o contato.
artigo publicado na Revista Licensing Brasil #59 - COMECE A MEDITAR SOBRE AS TENDÊNCIAS Especialistas brasileiros avaliam novos comportamentos de consumo.
meu texto sobre Está no meu DNA
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