Tendências e análises de consumidores
são algumas das disciplinas mais estudadas atualmente.
Já faz alguns anos que vem se
alertando sobre um assunto extremamente importante para todos nós, que é a
possibilidade de o ser humano viver em média mais tempo, ou seja, ter uma vida mais longa. E o que é melhor,
com mais qualidade e em atividade. Assim, você irá ouvir muito
falar de longevidade e longeratividade
que é a geração que passa a viver mais em atividade.
Outro ponto muito tratado, por esse
motivo, é que o Brasil terá uma inversão na sua pirâmide social, passando a ser
uma sociedade com mais pessoas acima de 50 anos do que abaixo. Não é a toa que
tanto se fala em aposentadoria e previdência social, já é o quarto governo
federal tratando esse assunto, os cálculos dos anos 1950 não servem mais.
Pasmem! Apesar de ser a faixa
demográfica que mais cresce no mercado, é a menos tratada. Faltam produtos e serviços específicos. Principalmente porque os
poucos que pensaram nisso continuam enxergando os “seniors” de 70 e 80 de hoje como
aqueles senhores idosos de 50 anos dos anos 1950.
Esta geração
é diferente, e acima de tudo tem poder aquisitivo e sabe muito bem o que quer.
Não compra qualquer coisa à toa, sabe o
valor do tempo, e não vai “gastar” esse tempo em bobagens, ele quer
qualidade. Eles estão mudando os hábitos e costumes de consumo.
No Brasil hoje são 54 milhões que é comparada à população
da Espanha. Sendo que metade, ou seja, 27 milhões tem renda superior à média da
população brasileira. Assim sendo, por questões inerentes à idade, não
pretendem guardar esse dinheiro para o futuro. Obviamente gastam muito em saúde
e por isso tudo que apresenta uma vida melhor eles prestam atenção. E o panorama para o futuro revela que continuará
crescendo e que em 2050 serão 98 milhões.
E o segmento de arquitetura e design de interiores é um dos mais importantes,
depois que todo mundo saiu de casa, e os netos já estão na universidade essa
geração precisa um lar diferente. Reformas e mudanças são necessárias.
Como a falta de foco neste público é
geral, faltam campanhas publicitárias que os estimulem a repensar os últimos
anos de suas vidas. Por isso é comum encontrar profissionais comentando que
fizeram uma reforma, mas o cliente não queria investir muito, pois já tinha
tudo, do sofá ao quadro. É nesse momento
que o profissional deve exercer seu papel de educador, pois cabe a este também
ensinar coisas ligadas ao lar e a morar bem.
Não se trata de encorajá-lo a gastar,
muito pelo contrário, trata-se de explicar a importância dos ambientes onde ele
passará esse momento especial de sua vida. Memórias afetivas são importantes,
mas a felicidade de sentir-se bem é maior.
A casa era de uma família que agora
está diferente, e algumas dessas memórias podem prejudicar sua saúde. Cabe ao
profissional fazer esse diagnóstico e saber propor um novo ambiente que
comporte esse novo modo de vida. Essa geração é ativa, quer receber amigos, tem
histórias para contar, não precisa sair de casa para se sentir animado (não
precisam de algo como a estratégia do gnomo que Amélie Poulain utilizou para
tirar o pai de casa).
Como escolher produtos para esta
geração? Sua loja está preparada para recebê-los e atendê-los? Você, profissional
da área, já estudou sobre eles?
Isto era uma tendência nos anos 60,
hoje é uma realidade. Não tem volta, ainda bem! Viveremos mais e melhor, já há
possibilidade de em 2050 o ser humano viver de 100 a 120 anos bem, e até lá
muita coisa nova vai aparecer, que se comentar neste artigo vai deixar muitos
assustados.
Os poucos mercados que têm se focado
nesse público são o turismo, lazer e gastronomia, mesmo com uma visão
equivocada dessas pessoas, tem gerado ofertas, até porque está aprendendo sobre
eles na medida em que a demanda é atendida.
Assim sendo, repense seu negócio e inclua esse
público que será maioria, ou continue trabalhando para uma minoria. Alvaro Guillermo
artigo publicado originalmente na revista MixDecor edição 40 Fevereiro 2018
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