terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Design para uma vida longa

Tendências e análises de consumidores são algumas das disciplinas mais estudadas atualmente.

Já faz alguns anos que vem se alertando sobre um assunto extremamente importante para todos nós, que é a possibilidade de o ser humano viver em média mais tempo, ou seja, ter uma vida mais longa. E o que é melhor, com mais qualidade e em atividade. Assim, você irá ouvir muito falar de longevidade e longeratividade que é a geração que passa a viver mais em atividade.

Outro ponto muito tratado, por esse motivo, é que o Brasil terá uma inversão na sua pirâmide social, passando a ser uma sociedade com mais pessoas acima de 50 anos do que abaixo. Não é a toa que tanto se fala em aposentadoria e previdência social, já é o quarto governo federal tratando esse assunto, os cálculos dos anos 1950 não servem mais.

Pasmem! Apesar de ser a faixa demográfica que mais cresce no mercado, é a menos tratada. Faltam produtos e serviços específicos. Principalmente porque os poucos que pensaram nisso continuam enxergando os “seniors” de 70 e 80 de hoje como aqueles senhores idosos de 50 anos dos anos 1950.

Esta geração é diferente, e acima de tudo tem poder aquisitivo e sabe muito bem o que quer. Não compra qualquer coisa à toa, sabe o valor do tempo, e não vai “gastar” esse tempo em bobagens, ele quer qualidade. Eles estão mudando os hábitos e costumes de consumo.
No Brasil hoje são 54 milhões que é comparada à população da Espanha. Sendo que metade, ou seja, 27 milhões tem renda superior à média da população brasileira. Assim sendo, por questões inerentes à idade, não pretendem guardar esse dinheiro para o futuro. Obviamente gastam muito em saúde e por isso tudo que apresenta uma vida melhor eles prestam atenção.  E o panorama para o futuro revela que continuará crescendo e que em 2050 serão 98 milhões.

E o segmento de arquitetura e design de interiores é um dos mais importantes, depois que todo mundo saiu de casa, e os netos já estão na universidade essa geração precisa um lar diferente. Reformas e mudanças são necessárias.
Como a falta de foco neste público é geral, faltam campanhas publicitárias que os estimulem a repensar os últimos anos de suas vidas. Por isso é comum encontrar profissionais comentando que fizeram uma reforma, mas o cliente não queria investir muito, pois já tinha tudo, do sofá ao quadro.  É nesse momento que o profissional deve exercer seu papel de educador, pois cabe a este também ensinar coisas ligadas ao lar e a morar bem.

Não se trata de encorajá-lo a gastar, muito pelo contrário, trata-se de explicar a importância dos ambientes onde ele passará esse momento especial de sua vida. Memórias afetivas são importantes, mas a felicidade de sentir-se bem é maior.
A casa era de uma família que agora está diferente, e algumas dessas memórias podem prejudicar sua saúde. Cabe ao profissional fazer esse diagnóstico e saber propor um novo ambiente que comporte esse novo modo de vida. Essa geração é ativa, quer receber amigos, tem histórias para contar, não precisa sair de casa para se sentir animado (não precisam de algo como a estratégia do gnomo que Amélie Poulain utilizou para tirar o pai de casa).

Como escolher produtos para esta geração? Sua loja está preparada para recebê-los e atendê-los? Você, profissional da área, já estudou sobre eles?

Isto era uma tendência nos anos 60, hoje é uma realidade. Não tem volta, ainda bem! Viveremos mais e melhor, já há possibilidade de em 2050 o ser humano viver de 100 a 120 anos bem, e até lá muita coisa nova vai aparecer, que se comentar neste artigo vai deixar muitos assustados.

Os poucos mercados que têm se focado nesse público são o turismo, lazer e gastronomia, mesmo com uma visão equivocada dessas pessoas, tem gerado ofertas, até porque está aprendendo sobre eles na medida em que a demanda é atendida.
Assim sendo, repense seu negócio e inclua esse público que será maioria, ou continue trabalhando para uma minoria. 
Alvaro Guillermo
artigo publicado originalmente na revista MixDecor edição 40 Fevereiro 2018

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