Pensar no futuro é um exercício que propõe uma metodologia muito particular, e o design é uma disciplina que nos possibilita visualizar este futuro. A semana de design de Milão 2010 reafirmou a importância da pesquisa, da investigação e da reflexão, em contraponto à inspiração. Razão, emoção e sensibilidade estão presentes em todas as etapas envolvidas: processos, materiais, formas, funções, etc. Não há mais como lançar um novo produto sem a preocupação com sua vida útil, seu descarte, e todos os valores que podem tornar nossa vida melhor no futuro. Todos os riscos e investimentos no lançamento de um produto ultrapassam a viabilidade financeira e ingressam na viabilidade sustentável. Se haverá gasto de energia e matéria-prima no novo produto, ele tem que contribuir com um mundo melhor, caso contrário o convencimento de sua necessidade será difícil. As empresas tornaram perceptível esta preocupação nos lançamentos de produtos.
terça-feira, 20 de julho de 2010
O Futuro dos objetos
Texto publicado na revista KAZA julho de 2010.
Pensar no futuro é um exercício que propõe uma metodologia muito particular, e o design é uma disciplina que nos possibilita visualizar este futuro. A semana de design de Milão 2010 reafirmou a importância da pesquisa, da investigação e da reflexão, em contraponto à inspiração. Razão, emoção e sensibilidade estão presentes em todas as etapas envolvidas: processos, materiais, formas, funções, etc. Não há mais como lançar um novo produto sem a preocupação com sua vida útil, seu descarte, e todos os valores que podem tornar nossa vida melhor no futuro. Todos os riscos e investimentos no lançamento de um produto ultrapassam a viabilidade financeira e ingressam na viabilidade sustentável. Se haverá gasto de energia e matéria-prima no novo produto, ele tem que contribuir com um mundo melhor, caso contrário o convencimento de sua necessidade será difícil. As empresas tornaram perceptível esta preocupação nos lançamentos de produtos.
Pensar no futuro é um exercício que propõe uma metodologia muito particular, e o design é uma disciplina que nos possibilita visualizar este futuro. A semana de design de Milão 2010 reafirmou a importância da pesquisa, da investigação e da reflexão, em contraponto à inspiração. Razão, emoção e sensibilidade estão presentes em todas as etapas envolvidas: processos, materiais, formas, funções, etc. Não há mais como lançar um novo produto sem a preocupação com sua vida útil, seu descarte, e todos os valores que podem tornar nossa vida melhor no futuro. Todos os riscos e investimentos no lançamento de um produto ultrapassam a viabilidade financeira e ingressam na viabilidade sustentável. Se haverá gasto de energia e matéria-prima no novo produto, ele tem que contribuir com um mundo melhor, caso contrário o convencimento de sua necessidade será difícil. As empresas tornaram perceptível esta preocupação nos lançamentos de produtos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário