terça-feira, 20 de julho de 2010

O Futuro dos objetos

Texto publicado na revista KAZA julho de 2010.

Pensar no futuro é um exercício que propõe uma metodologia muito particular, e o design é uma disciplina que nos possibilita visualizar este futuro. A semana de design de Milão 2010 reafirmou a importância da pesquisa, da investigação e da reflexão, em contraponto à inspiração. Razão, emoção e sensibilidade estão presentes em todas as etapas envolvidas: processos, materiais, formas, funções, etc. Não há mais como lançar um novo produto sem a preocupação com sua vida útil, seu descarte, e todos os valores que podem tornar nossa vida melhor no futuro. Todos os riscos e investimentos no lançamento de um produto ultrapassam a viabilidade financeira e ingressam na viabilidade sustentável. Se haverá gasto de energia e matéria-prima no novo produto, ele tem que contribuir com um mundo melhor, caso contrário o convencimento de sua necessidade será difícil. As empresas tornaram perceptível esta preocupação nos lançamentos de produtos.

O desenho do conforto

Texto publicado na revista Isto É Platinum. Julho 2010.

Salão de design de Milão mostra que bom mobiliário precisa mais de emoção do que de certificados.
As questões ambientais trouxeram uma série de exigênciasde certificação para o mundo do design, na última década.
Para pertencer a esses padrões de qualidade determinados, as empresas trilharam esse caminho, e o consumidor só passou a conhecer e reconhecer esses valores à medida que estivessem expressos por selos e certificados.
A Semana de Design de Milão apresentou uma alternativa clara e objetiva para esse dilema: o objeto tem de transmitir esses valores, e cabe ao design estabelecer a interface entre o consumidor e o objeto. A qualidade e outros valores subjetivos, como o conforto, devem ser percebidos pelo usuário e pelo consumidor independentemente de selos. De nada adianta ter selos e certificações se o usuário não percebe esses valores à medida que utiliza o objeto. Mais ainda: um produto com bom design pode transmitir esses valores mesmo antes de seu uso.

Milão o forum mundial do design

Fórum. Este conceito de criar um espaço para a reflexão é de origem Romana, a palavra FORUM, era o nome dado pelos Romanos à praça principal da cidade, o centro político, religioso, econômico e social da mesma. Ou seja, é cultural da Itália contemporânea ou dos romanos na sua origem, criar fóruns para encontrar os mais diversos públicos e discutir e fazer reflexões sobre algum tema.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Branding e Consumo Inteligente – Parte 1


Entrevista para Larissa Moraes da Design Merchandising on line

1. O que você acha das vitrines brasileiras em geral?
Muito mal exploradas. A maioria das pessoas passa na frente das lojas sem olhar para as vitrinas. Poucas utilizam este espaço de forma estratégica, destas poucas a maioria faz ações de apresentação do produto e do preço. Falta conhecimento no mercado do retorno que este tipo de ação traz, por isso há pouco investimento.

2. Que características especificas do consumidor brasileiro devem ser levadas em conta na hora de se projetar um ponto de venda?
Este consumidor tem dificuldade de Leitura Interpretativa, ou seja, mesmo letrado ou alfabetizado muitos não conseguem interpretar os dados e compará-los com outros, e talvez por isso é altamente indeciso – um dos índices mais altos do mundo. Praticamente 85% dos consumidores param frente ao PDV e ficam indecisos em relação à compra. Este é o ponto mais forte, e ações de PDV não podem deixar este perfil de lado.

para ver mais:http://www.studioviz.com.br/blog/entrevistas/

A Moda Veste Design

Materia publicada na revista Construir.
Destacando os lançamentos da semana de Design de Milão 2010

Clube de negócios focado reconhecimento do profissional.

Segmento vive momento de crescimento e qualificação profissional, pensando nisso o Part Club surge como uma alternativa e em apenas seis meses se destaca no cenário de São Paulo como atração a profissionais de arquitetura, design e decoração, interessados em melhorar seus negócios.

A Construção civil tem papel significativo para economia do país, são dados indiscutíveis que já estamos acostumados a ouvir nos maiores e melhores órgãos de informação. O importante agora é entender que este mercado, que não se limita apenas a construção, passa necessariamente pela necessidade de todos termos a oportunidade de viver melhor.

Experience Design e Sustentabilidade. Design para um mundo melhor.

Num mundo cada vez mais mediado pela tecnologia, em especial a tecnologia digital, as vivências de momentos singulares são experiências importantes para marcar momentos especiais em nossas vidas.

Se nesse momento estas experiências apresentarem valores de sustentabilidade podemos colaborar para ter um futuro melhor.

Design de experiências é conceber produtos, processos, serviços, eventos e ambientes focados na qualidade da experiência que o interator viverá naquele exato momento.