segunda-feira, 3 de junho de 2024

Design centrado no Ser Humano.

 

Design centrado no Ser Humano


 

O título parece óbvio, todo projeto deveria ser centrado no ser humano, mas não é. 
Em diversos momentos da nossa história o design e a arquitetura dedicaram mais atenção a outros fatores, deixando o próprio ser humano quase que esquecido ou como mero espectador da obra.

De forma rápida vou exemplificar: durante a Idade Média o foco foi a ideia de Deus no comando, por isso o estilo Gótico que se origina nesse período, tem cobertura pontiagudas apontando para o céu que remete ao lugar de Deus. 

Mais recentemente, durante o século XIX e XX com a Revolução industrial, as ideias de inovação estiveram ligadas à máquina, consequentemente os modos de produção mudaram as obras que passaram a ser desenvolvidas com essas novas tecnologias. Até hoje esse conceito industrial está muito inserido nas criações de arquitetura e design, muitas casas e seus ambientes foram desenhados em função de máquinas sem levar em consideração o ser humano que iria ocupá-las. 
chegada da televisão foi um caso, a sala de estar passou a ser pensada em função desse aparelho. O ambiente de estar, que era em círculo para que as pessoas pudessem conversar e se ver, passou a ser desenhado em função da posição da televisão e as pessoas dispostas em volta. Ou seja, o valor principal é uma máquina e as pessoas espectadores.
Hoje, quando tratamos da importância do projeto (seja arquitetura ou design) centrado no ser humano, estamos tratando da importância da casa ou impacto da construção na vida de nosso planeta, pois isso afetará consequentemente o ser humano. 
Estamos nos referindo a todas as pessoas e não apenas aos seus usuários. Desta forma, pensar prioritariamente no ser humano cria uma responsabilidade planetária, ecológica, sustentável e de futuro.  
A construção civil costuma ter uma vida útil maior que de seus ocupantes ou proprietários, a construção de uma casa ou edifício carrega consigo um impacto temporal de séculos e ecológico incalculável. Por este motivo vamos ouvir muito falar em design centrado no ser humano e na natureza, entender que nós fazemos parte deste ecossistema e a nossa sobrevivência, como espécie, depende da sobrevivência deste ecossistema natural. Cada descarte de obra é um impacto negativo, cada ambiente mal projetado exigirá mais recursos o que aumenta o impacto negativo, a falta de ventilação exige uso de energia e máquinas de ar condicionado, a falta de iluminação idem. 
Projetos centrados no ser humano demonstram o respeito ao outro e ao entorno. É a ideia de inclusão, onde todos são atendidos. 
Apesar de existirem metodologias de projeto (DHC), livros e artigos a respeito, prefiro tratar o tema como um princípio filosófico. 
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”, ou seja, o principal é refletir sobre questões fundamentais da vida humana, como o projeto pode contribuir para viver melhor. Mesmo que não exista uma única resposta, devemos sempre de nos fazer essa pergunta.

 

texto originalmente para revista Mix Design 04 2024 


Nenhum comentário:

Postar um comentário