sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Cobrar projetos por m2.

Este texto foi motivado pela live que fiz ontem com a ABD Nacional. 

Em determinado momento explicando a diferença do pensamento linear, racional e industrial associei a forma de cobrar os projetos por metro quadrado. Uma ideia que se expandiu pelo mundo por ser simples, adequada a desenvolver por etapas (Fordismo) e pelos mestres Le Corbusier e M. van der Rohe, e que persiste até hoje quando na verdade já deveria ter mudado, pois não há coerência nesse modelo de negócio no mundo contemporâneo hipercomplexo, de "cauda longa”, onde tudo tende para o Free! para citar de uma única vez o Anderson autor destes dois livros.



Além dos inúmeros comentários que recebi, minha querida amiga, a grande criativa Ana Maia fez um post no Instagram, replicando minha fala: Leonardo Da Vinci não cobrava por metro quadrado. E se assim fosse a Monalisa - uma das obras mais valiosas do mundo - seria a mais barata, pois é a menor em tamanho. Aliás ela é tão valiosa, que a maioria das pessoas imagina se tratar de uma obra de grandes dimensões quando na verdade não é, mede em torno de 80X50 cm. Já vi muita gente se decepcionar quando se defronta à obra, pois a entende que é pequena. Percebam como o público também tem essa associação de preço com tamanho. Oriundo deste pensamento linear da revolução industrial, pois tem a ver com a materialidade, o mesmo ocorre com o peso, antigamente costumavam levantar a mesa, ou bater nela antes de comprar para assim reconhecer que era boa pois era pesada! 


Lógico que, na Live, explicava a diferença de preço e valor. E minha proposta é uma reflexão: no caso de arquitetura e interiores, é possível, ainda, cobrar por metro quadrado?

a dificuldade de um projeto de 40m2 é dez vezes menor que um de 400m2? 

E se a obra tem pequena metragem quadrada mas uma grande pé direito? não seria melhor cobrar por m3? 



por exemplo numa Caixa d'água como este exemplo dos arquitetos Leigh Osborne and Graham Voce, ou seria mais barato? 



quanto você imagina que foi cobrado pelo projeto de as casas Cubo do arq. Piet Blom? é um cubo então pode cobrar por m3?



e as casas bola do arq. Eduardo Longo? é uma esfera então pode cobrar por m3?

E o vão da escada conta como área ?



e esta casa da Da. Dalvina? uma diarista que gastou suas economias de R$ 150 mil e contratou o escritório de arquitetura Terra e Tuma e ganhou prêmio internacional de arquitetura, quanto vale?


para quem é interessante esse modelo?

esse contribui para valorizar o projeto?


A ideia é pensar em por que fazemos o que fazemos. 

Quem escolheu esta profissão e pretende ganhar muito dinheiro, nesse mesmo pensamento linear, a maioria imagina que então para ganhar muito dinheiro com projetos é preciso de projetos com grandes áreas. 

Será que ainda desta forma linear, projetos de grandes dimensões não me levariam mais tempo? e seriam necessárias mais cabeças pensantes e portanto custaria mais para realizar o projeto. E desta forma talvez o saldo seria menor?



Foi apenas uma provocação.


Obrigado @abd e @angelaVillarubia pela LIVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário