Brasil é Lilás: Design e o resultado das eleições.
O que é infografia?
É quando tentamos resumir com símbolos, signos e desenhos informações através de gráficos, geralmente se faz necessário quando estas informações são complexas. Estes gráficos sintetizam visualmente a informação de modo que possa ser interpretada rapidamente. Ou também para atrair a atenção para um estudo mais aprofundado dessa informação.
É o que está ocorrendo com o resultado desta eleição.
Estamos cometendo um erro de Design.
O resultado destas eleições não são a divisão de um Brasil em azul e vermelho.
A infografia está equivocada, e merece uma urgente interpretação dos dados para evitar que o ruído se torne realidade.
Um estado vermelho pressupõe 100% desta cor, igualmente para o Azul.
As variações cromáticas que vão do vermelho ao azul é grande, entre elas as mais conhecidas o roxo e lilás.
Podemos ver vermelhos com pouco de azul, e azuis com pouco de vermelho.
Esse mapa apresentado está equivocado!
Talvez por interesse dos meios de comunicação responsáveis pela informação, ou por irresponsabilidade, ou desconhecimento do valor da imagem na informação ( o que é pior).
Imagino Alberto Manguel descrevendo o resultado desta eleição através deste mapa.
A leitura rápida é sempre equivocada, ainda mais quando feita apenas através da infografia, esta deveria ajudar a interpretar a informação, não distorcê-la.
Diante da real leitura dos dados todos os lugares tem vermelhos com azuis. Se é para misturar as duas cores temos roxos avermelhados e roxos azulados.
A mistura de azul com vermelho é roxo e com 20% de branco vira Lilás.
Pronto nossa cor é lilás!
É como de fato somos, até porque tem um monte de cearense morando em São Paulo, e outro tanto de paulistas morando no Ceará.
Mas, se estudamos mais profundamente os dados veremos, que não somos metade vermelhos e metade azuis. Isso é coisa de americano.
A minoria é vermelha e azul, tem um monte de cores no meio desta história que aderiu a outra cor, por causa das regras (do jogo).
Tem muito amarelo, muito verde, muitos pretos, e muitos que não tem cores, porque as regras não são claras, porque muitos não entendem o jogo, ou porque não estão a fim de jogar e são obrigados.
Logicamente que por motivos óbvios defendo a importância do design em nossas vidas, e existem momentos em que não posso me calar.
Esta discussão que se estabelece principalmente nas redes sociais são frutos da falta de um bom design gráfico e de informação.
Existem congressos científicos nacionais e internacionais que tratam apenas desta qualidade do design que é favorecer a comunicação, e que neste momento está faltando nos meios de comunicação e promovendo assim um debate sem fundamento e que poderá ter conseqüências graves em breve.
Não vejo um país dividido em dois. Vejo um país com realidades culturais e regionais muito diferentes.
A todo momento que tratamos dos nossos valores isto é citado. Nos orgulhamos de sermos um país continental multicultural, por que deveríamos ter todos a mesma cor?
Estou feliz porque temos a democracia que nos permite a manifestação oficial, e o resultado das eleições mandaram um recado: o país não é vermelho nem azul, ninguém está com essa "bola toda"!
Se for para misturar o Brasil é lilás.
Alvaro Guillermo
#nemazulnemvermelho #mudanças #coexistência #serbrasileiro
sugiro a leitura de meu outro texto Coexistência nesta página ainda pertinente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário