terça-feira, 24 de abril de 2012

Slow Design

artigo publicado na revista Brazil SA, SP -distribuída em Milão 2012

Slow Design
Objetos com filosofia de vida.
Alvaro Guillermo


O movimento Slow vem atraindo, a cada dia, mais pessoas interessadas em ter uma vida melhor e aproveitar mais cada momento. De certa forma este modo de vida que está com hora marcada para tudo não nos traz mais prazer. Este ritmo de agendamento de tarefas nos coloca numa velocidade determinada pela máquina, na qual vivemos correndo atrás do tempo, e desta forma ironicamente não temos tempo para nada! Realmente o que ocorre é que não desfrutamos o prazer de cada momento, e estas tarefas se tornam um peso grande para carregar em nossas vidas.
O Slow Food é uma das formas mais conhecidas e divulgadas deste movimento, pois este se inicia na Itália em 1986, numa manifestação contra os estabelecimentos de fast food que começavam a ingressar em toda a Europa. De imediato intelectuais italianos, liderados por Carlos Petrilini, perceberam que aceitar estes novos estabelecimentos traspassava a mudança em hábitos alimentares, pois carregavam junto novos objetos que estimulavam a velocidade, desta forma o conceito deveria estar além da alimentação deveria ser uma filosofia de vida, onde os objetos devem ter muito claro seu papel e sua intenção.
Hoje entendemos que o Design desempenha esta função, e este pode reforçar um estilo de vida, e muitas pessoas fazem escolhas de objetos porque carregam fortemente e de uma forma mais visível, o valor de uma vida “Slow”.
continua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário