terça-feira, 14 de julho de 2009

Design, Inovação e Visão de Futuro - Palestra na Johnson & Johnson

Design significa projetar, planejar, designar. Todos os significados utilizados para definir “projetar” têm relação com distâncias, no espaço ou no tempo. Assim, design é uma ação distante desse momento atual e do ponto de partida. Entende-se, portanto, que design apresenta conceitos de futuro.

Não há como fazer design sem inovação, e inovação com design é mais apreensível. Tanto design quanto inovação pretendem atender a um futuro determinado.

Conceitos de futuro.

A sociedade forma conceitos de futuro diferentes, conforme inúmeros aspectos, sociais, ambientais, regionais e culturais. Podemos resumir, para o caso brasileiro três momentos históricos que a sociedade conseguiu conceber o futuro, no descobrimento, com a chegada do homem à lua e o momento contemporâneo de tecnologia digital.

É possível desenhar o futuro.

Sim, convivemos hoje com muitos objetos e serviços pensados e projetados há mais de vinte e cinqüenta anos.

Como desenhar o futuro?

Uma ação é entender Design como uma estratégia, não apenas como um desenho formal, estético ou visual, pois Design agrega valores subjetivos que ficam mais evidenciados. E o design ajuda a entender e a visualizar o futuro, é o design que nos gera confiança e a “quase” certeza de que o futuro será de tal forma.

O futuro e novos paradigmas

Os próximos anos serão norteados por novos paradigmas baseados na discussão do conceito de tempo, e da tecnologia digital. Há uma necessidade de uma revisão histórica destes conceitos, tanto filosóficos quanto sociológicos.

O Design do futuro = inovação

Design exige uma situação nova, uma nova realidade, assim quando pensamos design estamos mudando nosso cotidiano. Muitas vezes são novos objetos que são o desejo e anseio de muitos, mesmo que não estejam expressos em pesquisas de opinião.

Em breve conviveremos com mudanças principalmente no consumo, e na maneira de adquirir objetos.

O foco do Design é o Ser Humano.

Design do futuro é um futuro melhor para o ser humano.

Portanto, o futuro é a sustentabilidade.

Com este percurso percebemos que sustentabilidade é muito mais do que está sendo tratado na mídia (conceitos de ecologia e de economia). Acreditar num futuro viável e melhor para todos nós, onde a inovação é focada na melhoria do ser humano, e que depende do que desenhamos hoje, portanto depende também de design.

Assim, acreditar no futuro é acreditar que este tempo existirá, e para chegar lá precisamos criar ambientes sustentáveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário