quinta-feira, 21 de maio de 2009

CONTEMPLAÇÃO MILÃO DESIGN WEEK 2009



Mais uma vez a semana do Design de Milão apresentou perspectivas para o setor, principalmente neste momento especial de “crise” financeira que o mundo vive.
Design nos mostra como podemos ter um mundo melhor, mais feliz e bem humorado, e principalmente mais focado no ser humano.
Inovação e novidades não significam necessariamente lançar novos produtos, mesmo assim também tivemos alguns lançamentos que se não estiverem presentes na decoração serviram para nos ajudar a fazer uma reflexão sobre estes.
Semanas deste tipo servem para isso, para nos ajudar a pensar o mundo que vivemos.
O design, a arquitetura, a moda e a arte tornam isto visível, e por este fato é mais compreensível ao público geral, motivo pelo qual atrai visitantes curiosos em ver design. Com objetos e imagens podemos sensibilizar milhares de pessoas, e formadores de opinião que multiplicarão estes conceitos por todo o mundo.
Cada vez mais, o mundo do design como “sonho de consumo” se aproxima ao mundo do entretenimento e do lazer. As pessoas saem para ver novos objetos e se divertir.

Esta mostra é uma síntese desta reflexão, feita pelos maiores especialistas do setor, arquitetos e decoradores que escolhem objetos para melhorar a vida de clientes e usuários. Estes, fazem desta semana um mergulho profissional, revisitando valores, programando atividades, e projetando o futuro.
Estes registros são uma ação colaborativa, na medida que, o compartilhamento de suas idéias torna público o que poucos puderam experimentar, esta exposição de idéias contribui para o enriquecimento do setor.
Analisar estes registros merece o mesmo cuidado que estes profissionais dedicaram na sua seleção, sintetizar em uma única imagem todos estes valores foi um exercício de reflexão que demandou tempo e conhecimento, e demonstra o preparo qualitativo dos participantes da mostra.
Uma imagem com todos estes valores é um ícone (EIKON do grego, imagem), ela traz consigo outros significados. Iconologia é apreciar estes significados que vem junto com estas imagens, a visitação desta mostra é um exercício de iconologia. Uma maçã pode significar muitas outras coisas, dependendo da escolha de sua imagem, das cores, das texturas, do enquadramento, dos detalhes, por exemplo, pode significar gastronomia, ou vitamina, ou até pecado.

Espero que o percurso por estes registros nos permita perceber os valores subjetivos que cada profissional selecionou para dar um significado especial a esta viagem de estudos, que o POLO DESIGN CENTER proporcionou, e que agora é aberta a toda a sociedade

ALVARO GUILLERMO
CURADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário