sábado, 18 de agosto de 2012

Palestra Slow Design - BOOMSPDESIGN 2012



No dia 24 de agosto, às 11h, o arquiteto, especialista e pesquisador do consumo do design, Alvaro Guillermo, estará especialmente no BOOMSPDESIGN 2012 (D&D Shopping) para apresentar a palestra Slow 
Design.

Segundo Guillermo, “depois de um longo período regido pelo conceito capitalista de “tempo é dinheiro”, um movimento faz o caminho inverso e ganha cada vez mais adeptos. O chamado “Slow moviment”, que começou com slow food, que sugere a ingestão de alimentos melhores e com mais tempo de degustação, chegou ao design com a mesma proposta – reaproximar o Homem do conceito perdido de tempo e investir em qualidade de vida”.

O objetivo do slow design é, como todo o movimento, gerar bem-estar para indivíduos, sociedade e meio ambiente, integrando todos com um novo approach de tempo, conceito abstrato que ganhou ares de inimigo do Homem e artigo de luxo nas últimas décadas. O slow design considera o ser humano como o centro do objeto desde a escolha da matéria-prima até a utilização do objeto pronto. Nesse movimento, o objeto tem qualidades que permitem que seja percebido, impondo um ritmo mais lento do que o cotidiano.

Considerado como o próximo passo da sustentabilidade, o slow design reúne economia criativa, preocupação ambiental e emocional em um único conceito. São soluções criativas para que o Homem se sinta dono do seu tempo novamente, começando em casa e se estendendo aos ambientes externos.

Sobre o palestrante

Arquiteto, designer e mestre em arte, educação e história da cultura, Alvaro Guillermo é especialista e pesquisador do consumo do design, atuando como consultor e professor no Brasil e no exterior.

Autor dos livros Design: do virtual ao digital e Branding: design e estratégias de marca, é professor dos cursos de pós-graduação em ciências do consumo e design estratégico da ESPM (São Paulo) e das universidades de Buenos Aires e Mendonza, na Argentina.

Guillermo também é presidente da AEnD-Br (Associação de Ensino de Design do Brasil) e do 1º Congresso Brasileiro de Design, sendo um importante articulador no desenvolvimento da pesquisa sobre o design no país.

Na área de consultoria de consumo de design, ele atuou junto ao Programa Brasileiro de Design, além de diversos projetos regionais de design e tem vários prêmios na área. Mantém o Blog:www.maisgrupo.com.br/alvaro


Palestra Slow Design no BOOMSPDESIGN 2012

Data: 24 de agosto, sexta-feira

Horário: das 11h às 11h20

Local: BOOMSPDESIGN 2012 – D&D Shopping (World Trade Center - Av. Nações Unidas, 12.555 – São Paulo)

ref:
http://www.falandodefeiras.info/2012/08/alvaro-guilliermo-da-palestra-sobre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário