terça-feira, 8 de março de 2011

Surpreendente! A televisão e os games nos tornam mais inteligentes

JOHNSON, Steven. Surpreendente! A televisão e os games nos tornam mais inteligentes, Editora Campus/Elsevier
Atualmente, a indústria de videogames, que fatura US$10 bilhões, é o segundo maior segmento do setor de entretenimento nos Estados Unidos superando os filmes e ultrapassando os livros. Os reality shows da televisão que exibem aspirantes siliconados a CEOs e lixos que acabam com a nossa adrenalina proliferam na televisão e influem nos índices de audiência. Mas o crítico social e cultural Steven Johnson defende que nossa cultura popular jamais esteve tão inteligente. Tomando como base campos tão variados como a neurociência, a economia e a teoria da mídia, Johnson mostra que a cultura inútil que estamos tão ansiosos em banir de nossas vidas está, na realidade, nos tornando mais talentosos. Um videogame jamais será um livro, Johnson admite, nem teria tal pretensão e, de fato, os videogames têm demonstrado aumentar o grau do QI e desenvolver as habilidades cognitivas que não podem ser aprendidas por intermédio de livros. Da mesma maneira, quando analisada com atenção e levada a sério, a televisão bem-sucedida ? os shows de sucesso de todos os gêneros: Os Simpsons, 24 Horas, exibem uma sofisticação surpreendente de narrativa e de exigências intelectuais.
Johnson chama essa tendência ascendente de Curva do Dorminhoco, após a clássica cena do filme-sátira de ficção científica de Woody Allen, no qual uma equipe de cientistas do ano de 2173 fica estupefata diante do fato de a sociedade do século XX ter deixado de apreender os méritos nutricionais das tortas de creme e da calda de chocolate quente. Em Surpreendente!, Johnson argumenta que a Curva do Dorminhoco é atualmente a mais importante nova força que altera o desenvolvimento mental dos jovens, potencializando suas faculdades cognitivas em vez de embotá-las.

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