sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Design faz a diferença

Texto originalmente publicado na Revista Lojas & Lojistas de Setembro de 1999, publicada pelo Sindicato dos lojistas do Comércio de São Paulo, mais tarde Dario Pimentel me solicitou autorização para publicar este artigo numa publicação que organizou: O mundo Gráfico da informática da Editora Futura, página 240.
Como podemos ver o texto tem mais de dez anos, mesmo assim ainda estamos alertando à importância do Design como ferramenta competitiva nos negócios.

Design faz a diferença


O consumidor está cada vez mais exigente!
Não é a primeira vez que ouvimos esta frase de pessoas que lidam diretamente com venda ao consumidor. Por este motivo, as empresas têm investido em programas de incentivo à produtividade e qualidade.
Ao introduzir tais programas, os empresários visam tornar seus produtos competitivos nos mercados, através do preço, ou seja, controlando os custos envolvidos diretamente na produção dos objetos que consumimos, e permitindo assim, que todas as reproduções dos objetos que fabricam cheguem ao mercado com a mesma qualidade.
Assim sendo, o consumidor consegue na hora da compra, pesquisar e optar por produtos similares de marcas diferentes, que são oferecidos praticamente ao mesmo preço e com a mesma qualidade, graças ao avanços tecnológicos e à implantação destes programas de qualidade e produtividade.
Podemos então prever que em pouquíssimo tempo praticamente todos os produtos concorrentes oscilarão numa faixa de preço de venda muito estreita e se apresentarão com itens de qualidade muito similares, e quem não seguir esta regra, produto e/ou fabricante, desaparecerá.
Nesse contexto, então o que fará especificamente com que o consumidor opte por um produto? A resposta é o Design.
Isto já está acontecendo, o design permite gerar uma identidade entre o objeto e o usuário, quando escolhe-se um objeto pelo design é porque houve uma indentificação com o mesmo. Ao fazer esta escolha, o usuário compartilha de valores que se expressam através do design, e principalmente compartilha de valores que deseja. O design revela ao usuário esses objetos do desejo.
Outro ponto importante nesta ação de identidades é que o produto com bom design permite identificar o fabricante, em conseqüência permite identificar a loja que o vende, e até seu país de origem. É fácil verificar, por exemplo, na indústria automobilística percebemos que determinado carro pertence à fabrica "x", ou no setor moveleiro percebemos que aquela cadeira "y" pode ser italiana.
Por este motivo é que o design é mais amplo e estende-se na comunicação, identificando os produtos através de marcas fortes. Assim utilizando a cadeia anterior podemos afirmar que, o processo funciona se o produto tiver um bom design, se a fábrica tiver uma boa marca, e se a loja também tiver uma boa marca, para que o consumidor possa rapidamente associar um ao outro.
E tudo isto é agregar valor, é o preço que faz a diferença.
Quanto vale o design?
Do ponto de vista da venda muito, pois neste momento faz a diferença, do ponto de vista do investimento muito pouco. Calcular o preço de design de um produto ou de uma identidade visual (marca ou logotipo), é muito específico em cada caso, mas de forma geral, não ultrapassa 5% do custo do produto, e muitas vezes um bom projeto de design consegue baratear o custo anterior, o que significa que o custo investido no projeto de design retorna através do próprio projeto.
Nas vendas o importante é verificar os seguintes pontos:
1- A loja deve ter uma boa marca e identidade visual, que expresse seus valores, e que deverá estar presente em vários momentos da convivência do consumidor com o produto, como por exemplo do design da loja até a embalagem.
2- Na hora da compra (ou seja, quando escolher um produto para venda) procure encontrar esta afinidade entre o produto, a loja e o consumidor, caso contrário o consumidor jamais imaginará encontrar aquele produto na sua loja. Ou seja, avalie o potencial de design dos produtos que pretende vender.
3- Na hora da venda, exponha e destaque a qualidade do design, permita que o usuário se identifique com o produto. É comum verificar pontos de venda destacando o preço, a tecnologia, a qualidade de fabricação ou dos materiais, se seus concorrentes tem tudo isto também, então você deve destacar o principalmente o design.
E se não houver diferença no design de seu produto, ou o produto é uma cópia, - o que é crime -, ou não vai vender.

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