Resumo da Palestra
Quando as empresas definem a Missão, Visão e os valores estão entre outras coisas definindo cenários futuros. Os valores são os primeiros pontos a serem abordados, é a partir da definição destes valores que as empresas apresentam sua identidade. Quando as empresas analisam todos os valores (positivos, negativos, bem desenvolvidos, e os que podem ser potencializados) iniciam uma reflexão que levará os participantes a perceber a identidade dessa empresa. São estes valores que nortearão as outras etapas, e que deverá ser uma ação cultural. É importante que neste exercício se perceba que está se cultivando uma marca, se quiserem colher frutos no futuro precisam semear e regar agora.
A missão deve basicamente responder às perguntas: por que existimos? Por que criamos esta empresa? O que fazemos? Como fazemos? E para quem fazemos? E A visão é uma ação de futuro, uma aspiração. A empresa deve vislumbrar cenários de futuro, para assim determinar o caminho que deve trilhar. Se hoje é assim e amanhã poderá ser assado, e como vemos nossa empresa fazendo coisas hoje para chegar nesse amanhã.
Esta introdução demonstra que o segmento empresarial e corporativo, convive constantemente com conceitos de futuro, e a construção de cenários que remetem a este possível futuro desejado.
Design significa projetar, planejar, designar. Todos os significados utilizados para definir “projetar” têm relação com distâncias, no espaço ou no tempo. Assim, design é uma ação distante desse momento atual e do ponto de partida. Entende-se, portanto, que design apresenta conceitos de futuro.
Quando utilizamos design, seja na criação de marcas, produtos, serviços ou estratégias estamos desenvolvendo a possibilidade de visualizar estes cenários futuros. Design ajuda as pessoas a se projetar no futuro, através do design podemos visualizar como os objetos, serviços, em fim, como a vida pode ser no futuro. É por este motivo que design está cada vez mais inserido no repertório das empresas e corporações.
A relação entre design e inovação é estreita e benéfica para ambos, na medida em que um favorece o outro. Design contribui para que a inovação seja perceptível e valorizada, e a Inovação contribui para que o design se afaste da cópia. Tudo que remeter para algo que já existe não é design nem inovação. Inovação pressupõe iniciar sempre algo novo, desta maneira assim como design a inovação acredita e considera a existência do tempo futuro.
A relação de ambos, Design e Inovação, com o futuro se garante com a real existência deste. Ou seja, para que o design e a inovação demonstrem que passaram do plano das idéias para se inserir no cotidiano é necessário que a visão de futuro que ambos criaram venha de fato existir.
Se o ponto básico até aqui é a possibilidade de criar cenários futuros e de este existir, então precisamos entender porque este futuro pode existir. Esta reflexão nos mostra que a discussão se baseia na existência do tempo, e este não é nada mais que uma referência do ser Humano. Quando falamos em tempo (Cronos) estamos de fato tratando do ser Humano, pois sem o ser humano o tempo, como o conhecemos, não existiria.
Design e Inovação têm maior valor na medida em que conseguem tratar com antecedência certeira estes futuros, na medida em que conseguem agora definir como será a existência deste ser humano no futuro.
Porém Design e Inovação de nada valem se o ser humano não existir no futuro.
Por este motivo é que ambos necessitam que o foco de suas ações seja a existência do ser humano no futuro.
Sustentabilidade é o princípio que gera as bases para a garantia da existência do ser humano e seu meio (ambiente, social e econômico) no futuro. Quando Design e Inovação fundamentam seus conceitos na sustentabilidade estes estão focados na existência do ser humano no futuro e passam a ser compreendidos pela sociedade. Nós vemos nestes a possibilidade de estender nossa sobrevivência e passamos assim a lhes dar um valor maior.
Os conceitos de sustentabilidade são muito complexos, precisamos de conhecimento prévio para entendê-los, por isto os discursos que tratam de sustentabilidade não conseguem nos demonstrar claramente que o futuro será melhor com sustentabilidade. Quando tratamos de sustentabilidade geralmente nosso pensamento rapidamente se remete às situações negativas da não utilização destes critérios, por este motivo quando falamos de sustentabilidade lembramos de queimadas na Amazônia, do degelo das camadas Polares e assim por diante. E na verdade estamos é tentando dizer o contrário, que só a sustentabilidade pode evitar isto.
Assim se estabelece uma relação entre sustentabilidade, design e inovação.
A sustentabilidade gera as bases necessárias para que a inovação e o design se desenvolvam de forma compreensível à sociedade, e com garantia da existência do ser humano no futuro. Desta forma a melhor maneira de desenvolver conceitos de inovação e design é com princípios de sustentabilidade.
E o design permite que a sustentabilidade seja apresentada agora através de seus conceitos, e assim quando vemos objetos, marcas serviços estratégias com design baseados em conceitos de sustentabilidade estamos vendo como estes conceitos de sustentabilidade podem nos dar um futuro melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário