terça-feira, 16 de novembro de 2010

50 anos feira internacional de Design Milão


Há 50 anos começava a histórica relação de Design entre Milão Itália e o Brasil. A feira Internacional de Design, hoje conhecida como os Salões de Design (I Saloni - Design Móvel, euroluce, eurocucina, entre outros) espera público recorde, além de ser data histórica, também há uma retomada dos mercados em crise nos últimos anos. Com o título I Saloni 2011: 50 anos jovens espera superar todos os números
Há 50 anos foram 12.000 visitantes e chegou a 297.460 em 2010 e se os primeiros 328 expositores distribuídos por 11.000 metros quadrados, agora no último ano foram mais de 2500 para mais de 200.000 metros quadrados.
50 anos que olham para o futuro, através de um projeto estruturado, que para além da habitual feira de comércio - o Salone Internazionale del Mobile, a Exposição Internacional de acessórios de decoração, e da bienal Euroluce SaloneUfficio e SaloneSatellite - envolver a cidade de Milão para oferecer um espaço de reflexão sobre a concepção, a indústria que tornou possível, na criatividade e na cultura.
De terça-feira 12 a domingo 17 de abril de 2011.
Em uma cidade com um projeto cultural multifacetado, com muitos acontecimentos históricos.
Inscreva-se Ultimas vagas:
www.vilacultural.com.br

domingo, 14 de novembro de 2010

jovens Profissionais 2011 Inscrições abertas

www.jovensprofissionais.com.br

Design Milão 2011


Curso sobre Design Internacional, com viagem a Milão abril 2011 -I Saloni
Últimas vagas - informações:www.vilacultural.com.br

Design, inovação e sustentabilidade

Três dos assuntos mais discutidos atualmente, o Design, a inovação e a Sustentabilidade, dificilmente são debatidos sob o mesmo prisma. Alvaro Guillermo, especialista nestes assuntos e autor de Branding: Design e Estratégias de Marcas, acredita na relação profunda entre os temas. O design projeta marcas e produtos. Tem a ver com o futuro e ajuda na diferenciação. Tem capacidade de descobrir os anseios dos consumidores e, ligado a inovação, contribui para o distanciamento de seus concorrentes.

O design é o principal responsável pela percepção da inovação. Olhe para o iPhone, por exemplo. Como ambos estão ligado ao futuro, só terão sucesso os produtos, serviços e marcas que forem sustentáveis. “A melhor forma de inovar é alinhar o design à sustentabilidade”, ressalta Guillermo. “Sustentabilidade é um conceito de vida melhor e o design pode entregar isso”, completa.

Postado por , Direto da HSM ExpoManagement 2010. Cobertura Especial Patrocinada pela TNS Research International - 08/11/2010

http://mundodomarketing.com.br/16498,192,blogs,design-inovacao-e-sustentabilidade.html

Design, inovação e Sustentabilidade HSM ExpoManagement 2010

Resumo da Palestra

Quando as empresas definem a Missão, Visão e os valores estão entre outras coisas definindo cenários futuros. Os valores são os primeiros pontos a serem abordados, é a partir da definição destes valores que as empresas apresentam sua identidade. Quando as empresas analisam todos os valores (positivos, negativos, bem desenvolvidos, e os que podem ser potencializados) iniciam uma reflexão que levará os participantes a perceber a identidade dessa empresa. São estes valores que nortearão as outras etapas, e que deverá ser uma ação cultural. É importante que neste exercício se perceba que está se cultivando uma marca, se quiserem colher frutos no futuro precisam semear e regar agora.

A missão deve basicamente responder às perguntas: por que existimos? Por que criamos esta empresa? O que fazemos? Como fazemos? E para quem fazemos? E A visão é uma ação de futuro, uma aspiração. A empresa deve vislumbrar cenários de futuro, para assim determinar o caminho que deve trilhar. Se hoje é assim e amanhã poderá ser assado, e como vemos nossa empresa fazendo coisas hoje para chegar nesse amanhã.

Esta introdução demonstra que o segmento empresarial e corporativo, convive constantemente com conceitos de futuro, e a construção de cenários que remetem a este possível futuro desejado.

Design significa projetar, planejar, designar. Todos os significados utilizados para definir “projetar” têm relação com distâncias, no espaço ou no tempo. Assim, design é uma ação distante desse momento atual e do ponto de partida. Entende-se, portanto, que design apresenta conceitos de futuro.

Quando utilizamos design, seja na criação de marcas, produtos, serviços ou estratégias estamos desenvolvendo a possibilidade de visualizar estes cenários futuros. Design ajuda as pessoas a se projetar no futuro, através do design podemos visualizar como os objetos, serviços, em fim, como a vida pode ser no futuro. É por este motivo que design está cada vez mais inserido no repertório das empresas e corporações.

A relação entre design e inovação é estreita e benéfica para ambos, na medida em que um favorece o outro. Design contribui para que a inovação seja perceptível e valorizada, e a Inovação contribui para que o design se afaste da cópia. Tudo que remeter para algo que já existe não é design nem inovação. Inovação pressupõe iniciar sempre algo novo, desta maneira assim como design a inovação acredita e considera a existência do tempo futuro.

A relação de ambos, Design e Inovação, com o futuro se garante com a real existência deste. Ou seja, para que o design e a inovação demonstrem que passaram do plano das idéias para se inserir no cotidiano é necessário que a visão de futuro que ambos criaram venha de fato existir.

Se o ponto básico até aqui é a possibilidade de criar cenários futuros e de este existir, então precisamos entender porque este futuro pode existir. Esta reflexão nos mostra que a discussão se baseia na existência do tempo, e este não é nada mais que uma referência do ser Humano. Quando falamos em tempo (Cronos) estamos de fato tratando do ser Humano, pois sem o ser humano o tempo, como o conhecemos, não existiria.

Design e Inovação têm maior valor na medida em que conseguem tratar com antecedência certeira estes futuros, na medida em que conseguem agora definir como será a existência deste ser humano no futuro.

Porém Design e Inovação de nada valem se o ser humano não existir no futuro.

Por este motivo é que ambos necessitam que o foco de suas ações seja a existência do ser humano no futuro.

Sustentabilidade é o princípio que gera as bases para a garantia da existência do ser humano e seu meio (ambiente, social e econômico) no futuro. Quando Design e Inovação fundamentam seus conceitos na sustentabilidade estes estão focados na existência do ser humano no futuro e passam a ser compreendidos pela sociedade. Nós vemos nestes a possibilidade de estender nossa sobrevivência e passamos assim a lhes dar um valor maior.

Os conceitos de sustentabilidade são muito complexos, precisamos de conhecimento prévio para entendê-los, por isto os discursos que tratam de sustentabilidade não conseguem nos demonstrar claramente que o futuro será melhor com sustentabilidade. Quando tratamos de sustentabilidade geralmente nosso pensamento rapidamente se remete às situações negativas da não utilização destes critérios, por este motivo quando falamos de sustentabilidade lembramos de queimadas na Amazônia, do degelo das camadas Polares e assim por diante. E na verdade estamos é tentando dizer o contrário, que só a sustentabilidade pode evitar isto.

Assim se estabelece uma relação entre sustentabilidade, design e inovação.

A sustentabilidade gera as bases necessárias para que a inovação e o design se desenvolvam de forma compreensível à sociedade, e com garantia da existência do ser humano no futuro. Desta forma a melhor maneira de desenvolver conceitos de inovação e design é com princípios de sustentabilidade.

E o design permite que a sustentabilidade seja apresentada agora através de seus conceitos, e assim quando vemos objetos, marcas serviços estratégias com design baseados em conceitos de sustentabilidade estamos vendo como estes conceitos de sustentabilidade podem nos dar um futuro melhor.