No mês de março inaugurou a exposição Homem Natureza, da CREDICITRUS, sob minha curadoria.
A idéia foi colocar a relação do ser humano com o planeta Terra, suas interferências e consequencias, para propiciar uma imersão em ambientes que permitissem experiências de impacto, para gerar a reflexão individual do seu papel neste mundo. Neste percurso o visitante deixa de ser um espectador para ser um interator, consciente de seus movimentos realçados pelos quatro elementos que contribuem na memorização das partes da Natureza.
O conceito se baseou nos seguintes critérios:
O conteúdo da exposição será gerado em módulos que permitirá a apresentação isoladamente ou em conjunto. Este ambiente sistêmico permitirá a remontagem de partes ou do todo em circuitos diferente e em tamanhos diferentes.
Cada módulo apresentará sempre os conceitos apresentados pela agência 6P:
1. Quanto lixo se gera
2. Conseqüências do lixo
3. Conscientização
4. Reaproveitamento e novos objetos
Para facilitar este conceito sistêmico propomos a elaboração de conteúdos em 6 módulos compostos por: uma entrada e uma saída e os quatro elementos:
1. A entrada – o lixo como barreira para andar, se desenvolver e o lixo como conseqüência do ser humano.
Os quatro elementos:
2. Fogo – representando a energia – as energias da natureza, sua vida útil e seu impacto. E a agressão e o lixo proveniente da geração de energia. Produtos que desperdiçam e outros que economizam energia.
3. Água – representando a bio. As diferentes águas do planeta, onde estão, sua vida útil e o impacto sobre elas. Produtos que desperdiçam e outros que economizam água.
4. Terra – Os diferentes tipos de solos, onde estão, sua vida útil e o impacto sobre eles. Produtos que desperdiçam e outros que economizam ou tem origem nos solos. (arte da terra, artesanato)
5. Ar - Os diferentes tipos de ar, onde estão, nossa vida no ar e o impacto sobre o ar. Produtos pensados para uma vida melhor. (design)
6. A saída - O ser Global. Pensar globalmente agir localmente. Imagens de diferentes partes do mundo. O mundo em decomposição. A conectividade da era digital. O lixo digital. A informação em tempo real e on line.
Diante da quantidade de informação levantada na pesquisa inicial, propomos a criação de um site com conteúdo mais completo dos dados apresentados. Isto reforçará a idéia que as informações apresentadas de modo sucinto na exposição, têm fundamento em pesquisas científicas.
Também permitirá à exposição, que será itinerante, seu acompanhamento por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo através do ambiente web, o que é coerente com esta proposta de cidadania global apresentada aqui na saída.
A informação de cada parte tampouco terá leitura linear, nem seqüencial por texto. A iniciação poderá ser por uma imagem, pelo som, ou pela luz, e na medida do interesse e da aproximação o texto poderá ser um reforço.
Há um entrelaçamento das informações que permitirá ao visitante uma leitura individual do apresentado, isto propiciará aos visitantes a criação de seu próprio roteiro e caminhada, tornando-o assim mais atrativo. Este conceito reforça a idéia de GARDNER, das múltiplas inteligências, onde dois visitantes que estiveram juntos e ao mesmo tempo, podem descrever duas experiências distintas, e enriquecem a exposição.
Cenografia:
As imagens e a cenografia proposta têm o objetivo de impactar o visitante, pela estética e pela experiência propiciada na visita. A quantidade de informações disponíveis sobre o assunto, e a quantidade de pautas nas mais diversas mídias, causa um cansaço da reflexão sobre o tema. Este tipo de apresentação cenográfica tem o interesse de atuar no reconhecimento e na rememoração de cada visitante (GUILLERMO, 2007, pag. 44). Desta maneira o visitante se sentirá um interator em cada ambiente, relembrando seu cotidiano, repensando sua vida.
Todos os ambientes estimularão todos os sentidos, é importante que este tipo de apresentação não atue apenas com a visão. Por isso cada ambiente no seu conjunto apresentará condições climáticas coerentes com o tema, transmitindo sensações térmicas associadas ao conceito da cada ambiente, onde som, aroma, e o tato serão estimulados também.
Todos os ambientes serão 100% acessíveis, permitindo que a circulação e os estímulos possam ser apresentados de forma universal.
A exposição seguirá conceitos de sustentabilidade, na escolha de materiais e descarte do mesmo, causando o menor impacto possível.
FICHA TÉCNICA:
Equipe Mais Grupo
Curadoria: Alvaro Guillermo
Pesquisa: Alvaro Guillermo Me. Arte, Educação e História da Cultura – Mackenzie – SP, Vanessa Empinotti Dra.
Revisão: Meire Vibiano e Thais Fukasawa.
Pesquisa de Imagem: Daniela Mota Pils e Monica de Queiroz Sanches.
Infografia: Mayara Salgado , Felipe Ayub Crivelli, Livia de Lucca Fernandes
Equipe BUENO br.:
Cenografia: Ricardo Bueno e Leila Malvezzi
Montagem: equipe Bueno br.
Equipe 6P
Direção do evento :Renata Konkra Ayres
Nenhum comentário:
Postar um comentário